header_blog-1.png

Visão Mundial e coalizão Igrejas & ODS lançam livro com o objetivo de implementar a Agenda 2030

 

livro ODS_brasilia (1)Com o objetivo de mobilizar igrejas e outras organizações baseadas na fé para o monitoramento da Agenda 2030 por meio dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Visão Mundial Brasil, juntamente com a coalizão Igrejas & ODS, lançou o livro Porque Deus Amou o Mundo: Igrejas & ODS . O lançamento aconteceu no dia 12 de dezembro em uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, e foi apresentado para a Comissão Nacional dos ODS, da qual a Visão Mundial faz parte, juntamente com autoridades.

O evento contou com a presença da diretora nacional da Visão Mundial, Raissa Rossiter; o diretor de advocacy da Visão Mundial, Welinton Pereira; o doutor e professor da Faculdade Teológica Sul Americana, Jorge Henrique Barro; o Secretário Executivo da Comissão Nacional dos ODS (CNODS), Henrique Villa; o diretor da Aliança Evangélica, Wilson Costa dos Santos Brasileira; o representante do Tribunal de Contas da União, Henrique Moraes Ziller; Vitor S. L. Oliveira, o analista político do Pulso Público, Major Maruilson, o Coronel do Exército da Salvação, Ted Horwood; e Emerson Masullo, representando o CADI Brasil (Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral).

A Visão Mundial colaborou na publicação com a ODS 16, que tem o objetivo de promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. A publicação teve a organização do diretor de advocacy da Visão Mundial, Welinton Pereira, e dos teólogos Jorge Henrique Barro e Júlio Zabatiero, da Faculdade Teológica Sul Americana. “O objetivo da coalizão é alinhar suas atividades com a Comissão Nacional dos ODS e trabalhar em conjunto e sintonia pelo monitoramento da Agenda 2030 no Brasil e no mundo”, contou Welinton Pereira, diretor de advocacy da Visão Mundial.

livro ODS_brasilia (5)A Agenda 2030 contém um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e consiste em um plano de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade. Nesse sentido, em janeiro deste ano 13 igrejas e organizações sociais formaram uma coalizão chamada Igrejas & ODS a fim de encorajar comunidades, organizações e lideranças cristãs do Brasil para fazer uma reflexão bíblico-teológica de cada ODS e motivar essas instituições a se comprometerem com os objetivos.

“Temos um grande desafio de trabalharmos de forma articulada com a sociedade civil e com os governos para que a gente alcance o desenvolvimento sustentável no nosso País, um objetivo que é, na realidade, a transformação de inclusão para o bem da nossa sociedade e para o bem do planeta. Por isso que é tão importante todos lerem o livro”, afirma Raissa Rossiter, diretora nacional da Visão Mundial Brasil. 

A coalizão Igrejas & ODS é formada por: Visão Mundial Brasil, Faculdade Teológica Sul Americana, Exército de Salvação, Aliança Evangélica Brasileira, Igreja Batista de Água Branca (IBAB), RENAS, CADI, SEPAL, Igreja Batista Redenção, Rede Miqueias, A Rocha, Childfund e Tearfund.

O livro Porque Deus Amou o Mundo: Igrejas & ODS está disponível no site da Editora Descoberta e pode ser visto no link: https://goo.gl/nBpoU1.