Projeto “Ven, Tú Puedes” da Visão Mundial oferece aulas de Língua Portuguesa para refugiados venezuelanos em Boa Vista

A partir de 29 julho, a Visão Mundial irá oferecer aulas virtuais de Língua Portuguesa a 220 refugiados e migrantes venezuelanos em Boa Vista (RR) para que tenham mais possibilidades de concorrer ao mercado de trabalho brasileiro. Em agosto, terão início as aulas de Capacitação em Logística para 120 alunos e de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Através de sessões de orientação sobre o mercado laboral, a Visão Mundial também irá ajudar os migrantes venezuelanos a emitir Carteira de Trabalho Digital e criar currículos profissionais, que já estão disponíveis no Banco Nacional de Empregos (BNE) e na plataforma Transforma Brasil.

11 turmas de refugiados e migrantes venezuelanos participarão do Curso de Língua Portuguesa, que acontece em parceria com o Senac, e terão de 2 a 4 horas de aula por dia de segunda à sexta até 21 de setembro. A Visão Mundial já matriculou 220 venezuelanos que vivem em abrigos e ocupações espontâneas em Boa Vista e serão beneficiados com uma nova aprendizagem.

Divulgação Visão Mundial Brasil

Para que os venezuelanos tenham a possibilidade de participar das aulas, a Visão Mundial, juntamente com organizações parceiras e o governo local, irá fornecer tablets e realizará treinamento digital para os beneficiários do Projeto Ven, Tú Puedes!, especialmente durante as restrições de isolamento social devido à COVID-19. Um certificado de participação e aprendizagem será emitido na conclusão dos cursos.

“O projeto Ven, Tú Puedes! realizado pela Visão Mundial com toda sua expertise e pioneirismo, tem colocado um novo brilho no olhar dessa população migrante, que está surpreendendo o Brasil ao provar que é possível recomeçar, apesar da situação de refúgio. Isso nos motiva, enquanto organização humanitária, a não medir esforços em prol do fortalecimento dos vínculos familiares e da geração de empregos e renda, para impactar a economia local com a instalação de novos empreendimentos”, disse Amanda Gomes, coordenadora do projeto Ven, Tú Puedes! em Roraima.

Em Boa Vista, o Projeto Ven, Tú Puedes! tem 1.049 venezuelanos cadastrados e a Visão Mundial já ajudou a emitir 1.011 carteiras de trabalho digitais e cadastrar 626 currículos no Banco Nacional de Empregos. Entre os meses de julho e agosto, 340 migrantes e refugiados venezuelanos participarão das aulas e capacitações profissionais.

VEN, TÚ PUEDES!

As ações promovidas pela Visão Mundial fazem parte do trilho de capacitações do projeto Ven, Tú Puedes! – Empregabilidade e Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes Venezuelanos –realizado com o apoio do Bureau of Population, Refugees and Migration (PRM) do governo dos Estados Unidos. O projeto tem como objetivo fornecer assistência à subsistência e aumentar a renda familiar de venezuelanos entre 18 e 35 anos que vivem em Boa Vista (RR), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

Divulgação Visão Mundial Brasil

Com a chegada da pandemia de COVID-19 em escala global, o projeto Ven, Tú Puedes! foi replanejado e atualmente desenvolve suas atividades cumprindo rigorosamente as normas de segurança sanitária para o enfrentamento ao Coronavírus, garantindo a proteção dos seus beneficiários, parceiros e colaboradores.

Para mais informações e/ou cadastramentos no projeto Ven, Tú Puedes! escreva para o e-mail visaomundial_emergencia@wvi.org ou entre em contato com as coordenações locais:

Boa Vista (RR) – (95) 98402-9929
Manaus (AM) – (92) 98484-1462
São Paulo (SP) – (11) 99427-7439