Visão Mundial distribui Caixas de Ternura e Kits de Higiene para migrantes venezuelanos em Boa Vista (RR)

Com mais de 30 mil casos confirmados da COVID-19, o Brasil busca manejar o impacto causado pela doença. Na Região Norte do país, que tem sido a principal porta de entrada de venezuelanos e onde chegaram milhares de migrantes vindos da Venezuela, algumas cidades já veem seus sistemas de saúde prestes a entrar em colapso. Pensando em ajudar prioritariamente crianças e adolescentes venezuelanas que vivem em situação de vulnerabilidade, a ONG Visão Mundial está distribuindo, em Boa Vista (RR), Caixas de Ternura e Kits de Higiene com materiais educativos para instruir sobre cuidados necessários na prevenção. As ações iniciaram no dia 16 de abril e pretendem, até o final da próxima semana, alcançar 345 famílias venezuelanas que vivem em ocupações na capital do estado de Roraima.

Foto: Jhonny Plaza | Divulgação Visão Mundial Brasil

“Assim como os outros países, o Brasil está tentando garantir a segurança e o atendimento médico de seus cidadãos. Mas, nessa situação de extrema crise, não devemos esquecer as crianças que vivem como refugiadas e migrantes, forçadas pelo deslocamento, onde o acesso a serviços médicos e atendimento acabam mais limitados. Essas famílias já vivem em situação de vulnerabilidade, com crianças sofrendo muito mais risco de abuso e violência. É preciso ter atenção especial com migrantes no meio da pandemia”, conta Luis Corzo, Diretor de Resposta Humanitária da Visão Mundial Brasil.

Além de materiais de higiene e limpeza, como álcool em gel e sabonete, as entregas incluem as Caixas de Ternura, que são materiais educativos, recreativos e que incentivam a interação da família com as crianças em tempos de isolamento social.

Foto: Jhonny Plaza | Divulgação Visão Mundial Brasil

A campanha de doação Juntos Pelas Crianças contra a COVID-19 foi lançada na última semana de março e já realizou entregas a 6.240 famílias de 12 municípios em sete estados brasileiros: Fortaleza (CE); Recife (PE); Salvador (BA); Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado (RN); Nova Iguaçu e Rio de Janeiro (RJ); Inhapi, Canapi e Maceió (AL); São José dos Campos e São Paulo (SP).

Em Boa Vista, as ações começaram nesta semana, em ocupações no Bairro Dos Estados. Nos próximos dias, as entregas seguem em mais ocupações nas diferentes áreas da cidade. Já foram entregues 83 kits e o objetivo é que, até o final da ação, 345 famílias sejam alcançadas. Apenas as famílias previamente identificadas pela Visão Mundial estão recebendo as Caixas de Ternura, para evitar aglomerações.

Nesta semana, as entregas das Caixas de Ternura também continuam em Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro. As próximas doações da Visão Mundial no enfrentamento ao Novo Coronavírus serão realizadas no Amazonas e Paraíba, mas ainda sem data prevista.

INFÂNCIA COM TERNURA

Foto: Jhonny Plaza | Divulgação Visão Mundial Brasil

A campanha prevê três possibilidade de doação. Em todas, serão entregues materiais que estimulam a interação com a criança e os adolescentes em atividades lúdicas e educativas, com o foco no cuidado e na ternura.  “Além de dicas importantes de prevenção do contágio, buscamos amenizar os efeitos desse período de isolamento social, com sugestões de atividades que possam ser trabalhadas por pais e responsáveis com as crianças”, conta Andrea Freire, gerente de operações de emergência da Visão Mundial.

No kit da campanha de doação chamado de Caixa de Ternura, está sendo entregue uma cartilha informativa sobre cuidados e proteção contra a COVID-19; materiais educativos de cuidado para as crianças; Bíblia Sagrada infantil; Salmos e Provérbios para colorir; brinquedos pedagógicos e matérias de entretenimento como caderno, lápis grafite, borracha, lápis de cor e massinha de modelar. No Kit de Prevenção e Proteção, também serão entregues ítens de higiene básica como sabão, álcool em gel, álcool para limpeza, material desinfetante, luvas e máscaras. Há ainda uma terceira possibilidade, onde doadores garantem a entrega da Caixa de Ternura e do Kit de Prevenção e Proteção, além de auxílio financeiro e aconselhamento terapêutico a famílias identificadas pela Visão Mundial.

“Pensando em ajudar as crianças e suas comunidades, desenvolvemos esse material para instruir, principalmente jovens e adolescentes, a tomarem os cuidados necessários para protegerem a si mesmos e aqueles que mais amam. Se cada criança, adulto, comunidade e igreja adotar as medidas de prevenção indicadas, conseguiremos passar por essa pandemia não só protegendo os que mais sofrem, mas mostrando amor e carinho ao próximo. A doença pode ser grave, principalmente, para a população em vulnerabilidade”, explica Corzo.

COMO AJUDAR

Foto: Jhonny Plaza | Divulgação Visão Mundial Brasil

345 Caixas de Ternura e kits de higiene já estão garantidos pela Visão Mundial em Roraima. Porém, um número muito maior de famílias em todo o Brasil estão em situação de vulnerabilidade e precisam garantir proteção e segurança. 

A Visão Mundial, que dedica todos os esforços e recursos para contribuir com o alcance do bem-estar de crianças, adolescentes e jovens que vivem nas comunidades mais pobres de nosso País, pede doações para conseguir aumentar a quantidade de kits doados e o número de famílias atendidas. 

“Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, não estamos fazendo a arrecadação de ítens de limpeza e higiene diretamente com as pessoas. A ideia é que, quem quiser ajudar, faça sua doação online, e nos comprometemos a comprar os produtos necessários. Todo o valor arrecadado será revertido para a compra dos ítens estipulados na doação”, afirma Thiago Crucciti, diretor de sustentabilidade da Visão Mundial. 

Há também a possibilidade de empresas de higiene e limpeza ou de organizações realizarem doações de lotes desses produtos. Para todas as doações, a Visão Mundial Brasil disponibiliza o telefone 0800 70 70 374 e o site https://visaomundial.org/covid19.

2 Replies to “Visão Mundial distribui Caixas de Ternura e Kits de Higiene para migrantes venezuelanos em Boa Vista (RR)”

  1. Obrigado meu Deus por esta grande organização por u lindo trabalho que eles face Deus abençoe sempre.

    1. Cattleya Lopes says:

      Olá, Saraith! Obrigado por suas palavras e contamos com suas orações.

      Atenciosamente,
      Equipe Comunicaçao em Emergência
      Visão Mundial Brasil

Comentários fechados.