ONG Visão Mundial integra formalmente Comitê para Prevenção de Homicídios de Adolescentes no Rio de Janeiro

A partir de maio de 2020, a organização humanitária Visão Mundial faz parte oficialmente do Comitê para Prevenção de Homicídios de Adolescentes do Rio de Janeiro.

A iniciativa, da qual Visão Mundial participa ao lado de organizações da sociedade civil e instituições do governo, foi criada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 2018 com o objetivo de promover a ação convergente de diversas instituições para evitar os homicídios de adolescentes no Brasil. Também tem o compromisso público de proteger a vida de cada menina e menino, de prevenir homicídios e de priorizar a investigação de todas as mortes violentas de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro também assumiram publicamente esse compromisso.

“É imprescindível que os atores sociais foquem todos seus esforços em novas políticas de prevenção, lutando para que os direitos das crianças e adolescentes sejam verdadeiramente assegurados, ainda mais em momentos de crise. A nossa participação tem o intuito de somar a estes esforços e estarmos ainda mais presentes nos diálogos e ações de proteção à infância”, afirma Sueli Catarina de Carvalho, gerente de território da Visão Mundial para Rio de Janeiro.

O Comitê reúne mais de 20 entidades como Unicef, MPRJ, Defensoria Pública, institutos de pesquisa, além de órgãos municipais e estaduais, que juntos pensam estratégias para frear o alto índice de assassinatos na juventude periférica.