Lançamento de livro com histórias reais celebra os 10 anos do projeto Meninos de Deus

Para celebrar o aniversário de 10 anos do projeto Meninos de Deus, da Visão Mundial, foi lançado em Fortaleza o livro “Meninos de Deus: Histórias Bem Sucedidas de Meninos que Reencontraram a Vida entre Lágrimas e Esperança”, pela editora Carlinhos Peregrino. O lançamento aconteceu no dia 05/09 no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Junto ao lançamento, aconteceu uma exposição do fotógrafo cearense Léo Silva, que retratou o dia a dia dos Meninos de Deus nas comunidades onde vivem.

Estiveram presentes no lançamento do livro o deputado Renato Roseno; a vereadora Larissa Gaspar; o diretor de operações da Visão Mundial, Thiago Machado; o gerente dos programas da Visão Mundial em Fortaleza, Carmilson Brito; o coordenador técnico do Comitê Cearense de Prevenção aos Homicídios na Adolescência e do Programa de Atenção Integral às vítimas de violência (Rede Acolhe) da Defensoria Pública do Ceará, Thiago de Holanda; a pesquisadora do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), Ana Letícia Lins; a representante da Rede de Mães do Ceará, Valônia Cruz e o ativista social Paulo Uchôa, fundador e líder dos Meninos de Deus, que estava acompanhado pelos integrantes do projeto.

As histórias do livro foram escritas por Carlos Queiroz, a partir da pesquisa e escuta realizada com os meninos precursores do projeto pela jornalista e fotógrafa documental Cattleya Lopes. Fotos dela e do também fotógrafo Léo Silva, morador da comunidade de Santa Filomena, onde o projeto nasceu, ilustram a obra.

O projeto Meninos de Deus nasceu em 2008, na cidade de Fortaleza, e desde o início é coordenado por Paulo Uchôa (conhecido como Paulinho), que trabalha com jovens em situação de vulnerabilidade social na comunidade de Jangurussu, considerada uma das mais violentas da capital cearense. O trabalho, realizado em parceria com a ONG Visão Mundial, resgata adolescentes e jovens do crime e da violência através de um enfoque integral que inclui esportes, artes, consciência cultural, desenvolvimento espiritual e diálogos sobre violência.

Assista o vídeo para conhecer mais sobre o Projeto Meninos de Deus:

Deixe uma resposta