Crianças migrantes venezuelanas apresentam mostra cultural com muita arte e conhecimento

No último mês de janeiro, as crianças venezuelanas assistidas pela Visão Mundial em Roraima, viveram momentos de muito aprendizado. Através de brincadeiras e interações lúdicas, cerca de 300 meninas e meninos migrantes realizaram a Mostra Cultural “Brasil acolhedor de outros povos”, compartilhando tudo o que aprenderam sobre as regiões brasileiras que no passado já foram impactadas pela imigração.

As crianças realizaram exposições de desenhos, pinturas, bandeiras, culinária, roupas e danças típicas de alguns países que ajudaram a construir a história do Brasil, como Portugal, Itália, Alemanha e Japão, entre outros. A mostra cultural aconteceu em 10 Espaços Amigáveis para Crianças (Boa Vista e Pacaraima) e 8 ocupações de refugiados venezuelanos em Boa Vista.

Para Manuel Gutierrez, gerente da Visão Mundial no projeto de Educação e Proteção à Infância Migrante, foi importante para as crianças venezuelanas conhecerem outros processos migratórios e aprenderem que a chegada dos imigrantes influenciou positivamente a cultura brasileira.

Os pais também participaram da organização da mostra cultural e vivenciaram a alegria dos filhos, apresentando os trabalhos produzidos por eles próprios com muita arte e diversão. “Incluir as famílias nas nossas atividades é primordial para que o acolhimento e a assistência aos venezuelanos sejam feitos de forma integral”, contou Gutierrez.

Além de aprenderem brincando, as crianças receberam kits de material escolar entregues pelo UNICEF, parceiro da Visão Mundial na resposta à emergência da crise migratória venezuelana.

Quer saber mais? Veja a linda galeria de fotos da Mostra Cultural “Brasil acolhedor de outros povos”:

3 Replies to “Crianças migrantes venezuelanas apresentam mostra cultural com muita arte e conhecimento”

  1. Juntos pelas crianças ❤👧🏼👩🏻👱🏻‍♂️❤

  2. Tatiana Melo Franca says: Responder

    Aprendizagem significativa para as crianças, pois puderam vivenciar parte da cultura riquíssima que o Brasil herdou de outros povos…👏👏👏

  3. Great content! Super high-quality! Keep it up! 🙂

Deixe uma resposta