Visão Mundial oferece aulas de português online e treinamento profissional em projeto para refugiados venezuelanos

A partir da primeira quinzena de julho, a ONG Visão Mundial irá oferecer aulas virtuais de língua portuguesa e treinamento profissional para refugiados e migrantes venezuelanos com o objetivo de trazer mais possibilidades para que essa população consiga se inserir no mercado de trabalho brasileiro. A organização humanitária também irá ajudá-los a emitir Carteira de Trabalho Digital, criar um currículo e se cadastrar no Banco Nacional de Empregos (BNE).

As ações fazem parte do projeto Ven, Tú Puedes! que acontece desde setembro de 2019, quando a Visão Mundial deu início à parceria com o Bureau of Population, Refugees and Migration (PRM) com o intuito de fornecer assistência à subsistência e aumentar a renda familiar de 7.200 venezuelanos entre 18 e 35 anos que vivem nas cidades de Boa Vista (RR), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

Com a chegada da COVID-19 em escala global, o projeto Ven, Tú Puedes! foi suspenso temporariamente por questões de segurança e em obediência aos decretos dos governos no enfrentamento à pandemia. Depois de um replanejamento, as atividades estão sendo retomadas durante o isolamento social através das aulas virtuais para garantir o desenvolvimento de habilidades de linguagem e capacitação técnica profissional.

Para que todos os migrantes e refugiados venezuelanos tenham a possibilidade de participar das aulas, a Visão Mundial, juntamente com organizações parceiras, irá fornecer equipamentos digitais e realizará treinamento virtual para os beneficiários. Um certificado de participação e aprendizagem será emitido no fim do curso.

“Os migrantes venezuelanos inscritos no projeto serão beneficiados com orientação laboral para aumentar a renda familiar; capacitação técnica para o desenvolvimento de vistos e currículos; promoção de habilidades, como aulas de língua portuguesa; treinamento vocacional; aulas de empreendedorismo e serviços de inclusão profissional no mercado de trabalho formal”, conta Daniel Pereira, gerente do Projeto Ven, Tú Puedes! na Visão Mundial.

Os cadastramentos de migrantes e refugiados, que tiveram início em março desse ano, já conta com 1.082 venezuelanos inscritos para as aulas online (872 em Boa Vista; 160 em Manaus; e 50 em São Paulo); 824 solicitaram ajuda para emitirem a Carteira de Trabalho Digital e 614 currículos foram cadastrados no Banco Nacional de Empregos (BNE).

O Projeto Ven, Tú Puedes! é financiado pelo governo dos Estados Unidos através do Bureau of Population, Refugees and Migration (PRM) e desenvolvido pela Visão Mundial Brasil, traz oportunidades para evidenciar o impacto positivo no contexto do empreendedorismo social para os migrantes. O resultado direto desse trabalho é aumentar a renda familiar dos venezuelanos que vivem no Brasil, mas principalmente, recuperar a dignidade de seres humanos em situação de risco extremo, e devolver a cidadania a mulheres e homens refugiados que sonham com um novo lar e um futuro seguro e promissor.

Para mais informações sobre o projeto Ven, Tú Puedes! Empregabilidade e Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes Venezuelanos, escreva para o e-mail visaomundial_emergencia@wvi.org ou entre em contato com as coordenações locais:

Boa Vista (RR) – (95) 98402-9929
Manaus (AM) – (92) 98484-1462
São Paulo (SP) – (11) 99427-7439


Este projeto é financiado por um subsídio do Departamento de Estado dos Estados Unidos (@stateprm). As opiniões, descobertas e conclusões aqui declaradas são de responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente as do Departamento de Estado dos Estados Unidos.