Visão Mundial abre inscrições para o projeto que encaminha venezuelanos ao mercado de trabalho

A Visão Mundial abriu inscrições para o projeto Ven, Tu Puedes! – Empregabilidade e Empreendedorismo para Refugiados e Migrantes Venezuelanos. O evento aconteceu no Centro Multicultural na Orla Taumanan, em Boa Vista (Roraima). Os venezuelanos assistiram uma palestra introdutória e participaram da ação de cadastramento e um lanche coletivo.

Nos dois anos de duração do projeto, a meta é que 7.200 venezuelanos em situação de vulnerabilidade recebam capacitação profissionalizante e empreendedora para ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho brasileiro. Mulheres e homens migrantes serão beneficiados com orientação laboral para aumentar a renda familiar; capacitação técnica para o desenvolvimento de vistos e currículos; promoção de habilidades, como aulas de língua portuguesa; treinamento vocacional; aulas de empreendedorismo e serviços de inclusão profissional

A venezuelana Carmem Marques, 52 anos, chegou ao Brasil há quatro meses. Ela foi uma das participantes presentes na apresentação do projeto Ven, Tu Puedes! e relatou emocionada: “O evento foi lindo, o projeto é excelente e estamos muito animados. Para mim, é uma experiência muito importante e que vai me ajudar a realizar meus sonhos no Brasil e estou muito agradecida à Visão Mundial por essa oportunidade.”

Para Amanda Gomes, coordenadora do projeto Ven, Tu Puedes! em Boa Vista, a expectativa é provocar uma mudança de mentalidade. “Esperamos que os próprios migrantes, apesar de todas as dificuldades que estão passando, possam ensinar aos brasileiros que em meio à crise podem surgir oportunidades inimagináveis e muitas vidas transformadas.”, disse Amanda.

Em Boa Vista, as inscrições iniciais serão realizadas até 13/03, de 9 às 16 horas, no Centro Multicultural da Orla Taumanan, localizado na rua Floriano Peixoto.

As inscrições para o projeto Ven, Tu Puedes! também estão acontecendo na cidade de São Paulo às segundas-feiras, de 9 às 18 horas, no escritório da Visão Mundial (Praça Princesa Isabel nº 233 – 8º andar, Centro). A agenda de cadastramentos em Manaus está em fase de definição e será informada posteriormente.

O projeto Ven, Tu Puedes! é uma iniciativa da Visão Mundial Brasil como resposta à crise migratória da Venezuela e conta com o apoio do governo dos EUA através do Bureau of Population, Refugees, and Migration (PRM).

 

2 Replies to “Visão Mundial abre inscrições para o projeto que encaminha venezuelanos ao mercado de trabalho”

  1. Estoy en el sitio hoy 13 de marzo siendo las 9:40 am y no hay indicios de nada….que paso con el evento

    1. Olá Ronald, com certeza houve um desencontro. Por gentileza, entre em contato por email para realizarmos sua inscrição:
      amanda_gomes@wvi.org

      Att,
      Equipe Visão Mundial

Deixe uma resposta