Roda de conversa alerta adolescentes para a importância da educação

Nesta terça (11/06), o Conexão Escola SP, através do MJPOP SKOLA, realizou na Escola Estadual João Kopke, no centro de São Paulo, uma roda de conversa para falar sobre direito à educação gratuita de qualidade. Cerca de 250 estudantes do Ensino Médio se reuniram para ouvir as experiências do cantor Marcelo Abdnego, o Nego Bala, e do ativista Marcelo Rocha.

O primeiro é ex-aluno do João Kopke e, durante sua passagem pela Fundação Casa, descobriu o funk e o rap. Hoje, em liberdade, canta e faz trabalhos voluntários, contando sua trajetória e ressaltando a importância da educação e da informação como forma de libertar a mente. “Não há maior prisão do que uma mente fechada”.

Já o segundo, líder nas mobilizações estudantis secundaristas desde 2015, atua pelo direito à educação pública gratuita. Para Marcelo, educação é troca. “Todo aluno entra na sala de aula para aprender, mas tem muito a ensinar também. Educar é um processo no qual todas as partes podem oferecer e levar muito em troca”.

Nego Bala e Marcelo Rocha, convidados da roda de conversa realizada nesta terça (11/06)

A dupla de convidados ressaltou ainda que os adolescentes devem ter consciência de que a educação oferecida hoje nas escolas não é perfeita e tem muito a melhorar, mas é resultado da luta de muita gente e, por isso, deve ser valorizada e aproveitada no coletivo.

Aos que estão prestes a terminar o Ensino Médio, Rocha finalizou com uma dica: “escreva em um papel três coisas: a profissão que você queria seguir quando era criança, a profissão que você gostaria de seguir hoje e, por fim, escreva neste mesmo papel os passos que você precisa dar para alcançar o seu grande objetivo. Coloque este papel em um lugar acessível e leia sempre que passar por perto e pense: é isso aí que vou ser”.

A educação como o melhor caminho para realizar sonhos maiores foi a grande lição do dia.

Palestra de Marcelo Rocha ressaltou a importância da educação gratuita e de qualidade

Deixe uma resposta