Visão Mundial e UFRPE firmam parceria no aniversário de 29 anos do ECA

No próximo dia 13 de Julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 29 anos. Para celebrar a data, foi firmada ontem (08/07), uma parceria de cooperação entre a Visão Mundial e a Universidade Federal Rural de Pernambuco com o lançamento do projeto “História e Memória”, um livro que contará a trajetória de 30 anos do ECA, escrito pelos autores do Estatuto. No evento, que aconteceu na UFRPE, adolescentes do MJPOP (Monitoramento Jovem de Políticas Públicas) da Visão Mundial e da Escolinha de Conselhos apresentaram uma carta elaborada por eles, revelando as expectativas da juventude quanto ao futuro das políticas de proteção para crianças e adolescentes.

“Desde que o ECA foi efetivado em 1990, muitos avanços e retrocessos aconteceram. Os adolescentes e jovens querem participar ativamente desses diálogos, não apenas como receptores das políticas de proteção à infância, mas como atores responsáveis por mudanças”, afirmou Derick Coelho, Articulador de Juventudes da Visão Mundial no Recife.

Segundo o professor e coordenador da Escola de Conselhos, Humberto Miranda, a parceria entre a Visão Mundial e UFRPE é o grande destaque em Pernambuco na comemoração de 29 anos do ECA. “O Estatuto é uma conquista da sociedade brasileira, das crianças, de todas as meninas e meninos, e a Visão Mundial unir-se à Universidade e o Fórum DCA nos dá um horizonte de expectativas para novas conquistas. O projeto “História e Memória” vai salvaguardar a memória do ECA e isso tem um valor imensurável”, disse ele.

Para a professora Maria José de Sena, reitora da UFRPE, “celebrar o aniversário do ECA é de grande importância numa época em que os direitos da criança e do adolescente enfrentam tantos obstáculos, e ainda, uma oportunidade de garantir que esses direitos jamais serão tirados das nossas crianças e dos nossos adolescentes”.

O professor Humberto Miranda e Maria José de Sena, reitora da UFRPE

O ECA é o marco legal que reconhece a criança e o adolescente como um sujeito de direitos, assegurando a estes a prioridade absoluta como cidadãos, e a sua proteção como dever da família, da sociedade e do Estado. Pela primeira vez no Brasil, uma lei colocou a criança como prioridade absoluta, passando a ser vista como ser humano em desenvolvimento e com necessidades específicas, portanto, que merece toda a atenção da sociedade.

A Visão Mundial teve um papel decisivo na criação do ECA, desde as primeiras discussões com vários segmentos da sociedade até grupos religiosos. A atuação da Visão Mundial aconteceu, principalmente, através do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que reúne as organizações da sociedade civil que atuam na área da infância, e do qual a Visão Mundial faz parte, tendo ocupado por duas vezes a função da coordenação nacional.

A cerimônia de aniversário dos 29 anos do ECA, na UFRPE, terminou em uma grande confraternização, com direito a bolo de aniversário e apresentação dos alunos da Escola de Música da Visão Mundial.

One Reply to “Visão Mundial e UFRPE firmam parceria no aniversário de 29 anos do ECA”

  1. Que maravilha!! Muito bom!! Vamos que vamos pessoal!

Deixe uma resposta